sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Workshop com fotógrafo da National Geographic Izan Petterle

Izan Petterle é fotógrafo desde 1975 e possui trabalhos apreciados mundialmente. Trabalha desde 2000 na National Geographic Brazil e faz belíssimas fotografias documentais e artísticas. No seu currículo estão quatro Prêmios Abril de Jornalismo e dois prêmios Best Edit, honraria concedida pelos editores norte-americanos da National Geographic para o melhor ensaio fotográfico produzido entre todas as edições internacionais.

Foto Izan Petterle
Vindo especialmente para o Mês da Fotografia, Izan comandará o workshop Caminhos da Reportagem, que acontecerá neste sábado (05), na unidade do Sesc do Setor Comercial Sul. Esta é a segunda participação dele no evento. Em 2012, ele apresentou a exposição outdoor “Caubóis do Pantanal”. As imagens fazem parte de um projeto pessoal do fotógrafo, que passou cinco anos documentando cavaleiros e amazonas do Brasil. O tipo escolhido por Izan para fotografar não veio por acaso: ele trabalhou boa parte da sua vida como produtor rural e criava cavalos. 

Foto Izan Petterle
O blog aproveitou e conversou com o fotógrafo sobre alguns temas que abordará no curso. 

Mês da Fotografia - Quais assuntos que você pretende abordar no seu workshop? 

Izan Petterle - Neste encontro abordarei técnicas, conceitos e estratégias que desenvolvi para fotografar meus trabalhos. Entre os assuntos estão como criar narrativas fotográficas, o segredo para descobrir temas autênticos em qualquer lugar, como abordar estranhos e como capturar a essência de um lugar. 

Mês da Fotografia - Você nota que hoje há um interesse maior pelo público em geral, especialmente o amador, pela fotografia? Por qual razão você acha que isso acontece? 

Izan Petterle - Existe um boom de pessoas interessadas em fotografar, nessa nova era das redes sociais e da web, a fotografia é uma linguagem universal que transcende as barreiras linguísticas. Todo mundo sabe "ler" uma imagem, é uma forma de comunicação planetária. 

Mês da Fotografia - Para um fotógrafo iniciante, que queira seguir carreira na área, qual dica você daria? Qual a qualidade que você considera mais importante na sua opinião? 

Izan Petterle - Que arrume um outro meio de ganhar a vida e fotografe para si mesmo. Para mim a qualidade mais importante de um fotógrafo é ter voz própria, alguém que se inspire mais pelos exemplos de vida de grandes fotógrafos do que pelas fotografias feitas por eles. Cada indivíduo deve buscar um caminho pessoal fotográfico, liberto do que os outros acham ou pensam a respeito do que ele deveria fazer. 

Izan irá comandar workshop no Sesc SCS. Foto Eraldo Peres
Serviço
Workshop Caminhos da Reportagem
Instrutor: Izan Petterle
Data: 05/10 - 15h
Local: SESC SCS
** Indicação: Livre


0 comentários:

Postar um comentário