quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Fernando e Eduardo Bueno fazem palestra sobre a paixão pelo futebol

Nesta quinta-feira (03) o Mês da Fotografia recebe dois convidados especiais para falar de uma das maiores paixões do brasileiro: o futebol. Um deles é Eduardo Bueno, personagem importante na valorização dos livros sobre a história do Brasil. Suas edições freqüentam a lista das mais vendidas e fazem do jornalista, escritor, editor e historiador gaúcho um caso raro de união entre o prestígio acadêmico e apelo com as massas. Uma das suas características conhecidas é o amor pelo time do coração, o Grêmio.

Seu irmão, o fotógrafo e jornalista Fernando Bueno iniciou a carreira na fotografia em 1972 no Jornal Zero Hora. Depois atuou no jornalismo fotográfico para o Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo, e O Globo. Desde 1978 é representado pelo The Image bank (hoje Getty Images) no qual é o fotógrafo brasileiro de maior sucesso. 

Sua carreira registra a conquista de importantes prêmios como a Menção Honrosa conferida por Nikon Internacional Contest em 75 e 76, Fotógrafo do Ano - Destaque em Fotografia no Salão da Propaganda do Rio Grande do Sul em 1980/81, trabalho fotográfico Catalogado no Musée Français de La Photographie (Paris – França) em junho de 1991, 8º Bienal D’ Arte Internacional de Roma – Itália em 2010. A parceria com o irmão Eduardo acontece desde 2000 e é sobre isso, e sobre futebol, que Fernando conversa com o blog. 

Fernando Bueno. (Foto Divulgação)
Mês da Fotografia - Conte-nos um pouco da sua parceria com o seu irmão Eduardo. Que trabalhos vocês já fizeram juntos? Como se deu esta parceria?

Fernando Bueno - Somos sócios na Buenas Idéias, que foi criada há 12 anos para administrar os direitos autorais e contratos do Eduardo. Passamos a receber pedidos para produção de projetos especiais e passei a coordenar estes projetos. Juntos já fizemos mais de 20 livros nestes 12 anos. Estamos finalizando mais três: Maracanã do Século 21, Arena do Grêmio: Um Estádio de Espírito e um mega projeto, um collector's book para o Imortal Tricolor, que se chama Grêmio 110 Anos: Da Baixada a Arena. 

A parceira funciona bem, mas trabalhamos em escritórios separados. São tarefas diferentes e timing completamente diferentes, fora o espaço para os egos. Já como costumamos dizer, "a modéstia dos Buenos é a MAIOR do mundo" (risos).

Mês da Fotografia - O que significa o futebol na sua vida? Sabemos que o Eduardo é gremista fanático, mas e você?

Fernando Bueno - Muito na realidade não gosto de futebol, gosto do Grêmio e como diz a geral da maior e melhor torcida da Pátria Gaúcha: "Eu encaro todas que vier/ Eu sou do meu Tricolor/ Grêmio meu único Amor". Eu sou mais velho que o Eduardo e quem o levou ao Olímpico Monumental fui eu. 

Mês da Fotografia - Qual é o seu olhar de fotógrafo sobre o futebol? O que lhe desperta a atenção neste tema como fotógrafo? Qual é a imagem que você busca?

Fernando Bueno - Tchê, o futebol é paixão do Brasil, é muito importante economicamente e socialmente, mas como tudo neste Brasil é muito mal administrado e muito mal tratado. Os dirigentes e governantes deveriam ter um pouco mais de respeito com esta paixão do povo, mas se não cuidam nem da educação e da saúde já é pedir demais que cuidassem do futebol. Mas um dia a casa cai.

O torcedor é a minha paixão, fora futebol que se joga em qualquer lugar e com qualquer coisa que seja eventualmente redonda e se der que role. A imagem que eu busco é tentar retratar um milésimo desta emoção que vem de dentro de todos que amam o futebol, principalmente nós os brasileiros. 

Foto Divulgação
Serviço
Palestra "O futebol no imaginário popular brasileiro" com Fernando e Eduardo Bueno (RS)
Data/Hora: 03/10 às 19h30
Local: Teatro Silvio Barbato - Sesc Presidente Dutra (SCS Qd. 02)

0 comentários:

Postar um comentário