Palestras

Programação sujeita a alterações


O futebol no imaginário popular brasileiro
Fernando e Eduardo Bueno (RS)
Data/Hora: 03/10 às 19h30
Local: Teatro Silvio Barbato - Sesc Presidente Dutra (SCS)

Eduardo Bueno é escritor, jornalista, editor e tradutor. Autor da coleção Terra Brasilis – sobre a história colonial do Brasil – tornou-se um dos maiores fenômenos editoriais do país: os três primeiros volumes da coleção venderam quase um milhão de exemplares. Nos últimos dez anos, escreveu 15 livros.Editou mais de 200 títulos, de autores brasileiros e estrangeiros, nas principais editoras brasileiras, como L&PM, Brasiliense e Companhia das Letras, entre outras. Foi escolhido o melhor editor de livros do ano no Brasil, em 1984, pela revista Istoé.Traduziu 22 livros, sendo o principal deles o clássico “On the Road/ Pé na Estrada”, de Jack Kerouac, que vendeu mais de 150 mil exemplares.Trabalhou na Rede Globo, TV Manchete, TV Cultura, TVE-RS, foi um dos criadores do “Caderno 2”, do jornal O Estado de S. Paulo e editor-chefe do jornal Zero Hora de Porto Alegre. Foi o idealizador, roteirista e apresentador da série “É muita história”, levada ao ar pelo programa “Fantástico”, da TV Globo. Atualmente é apresentador do canal a cabo History Channel.

Fernando Bueno iniciou como fotógrafo em 1972 no Jornal Zero Hora, atuando em jornalismo fotográfico para o Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e O Globo. Desde 1978 é representado pelo The Image bank (hoje Getty Images) no qual é o fotógrafo brasileiro de maior sucesso. Sua carreira registra a conquista de importantes prêmios como a Menção Honrosa conferida por Nikon Internacional Contest em 75 e 76, trabalho fotográfico catalogado no Musée Français de La Photographie, em Paris, e 8º Bienal D’ Arte Internacional de Roma, Itália. Desde 2000 participa como colaborador das obras de seu irmão Eduardo Bueno.




National Geographic Brasil – Maurício de Paiva (SP)
Data/Hora: 09/10 - 19h30
Local: Auditório do Hotel Nacional

Como seguidor das tradições da boa fotografia documental da qual National Geographic é referência, o fotógrafo Maurício de Paiva fez inúmeras viagens à região amazônica para dar vida à representação imagética presente no livro Futebol na Amazônia, imagem e alarido – apenas uma fração de um projeto em andamento. Com textos do jornalista Thiago Medaglia, o livro vai além do esporte e revela os hábitos de vida de um povo acostumado com o vai e vem das águas na maior floresta tropical do mundo.