Encontros com autor

 Programação sujeita a alterações
 
Daniel Kfouri (SP) e Beto Barata (DF)
Data/Hora: 12/09 - 19h30
Local: SESC Ceilândia

O fotógrafo Beto Barata iniciou sua carreira em 1996 como estagiário do departamento fotográfico do jornal Correio Braziliense. Nestes dezessete anos de profissão atuou nas redações dos jornais The Brazilians (EUA),  Folha de S. Paulo (sucursal Brasília), na revista Isto É Gente e nas agências Eclipse Photo Agency (EUA), Photoagência e Associated Press (EUA). Também atuou durante 12 anos no jornal Estado de S. Paulo.

Daniel Kfouri começou a fotografar em 2001. Como freelancer trabalhou para algumas revistas da Editora Abril, Folha de S.Paulo, France Presse, Associated Press, Getty Images e The New York Times. Desde 2008 faz trabalhos no Brasil e no exterior para a Nike do Brasil e Nike Europe. Em paralelo desenvolve trabalhos autorais focados em temas sociais. Foi premiado em 2010 no World Press Photo e em 2011 no Picture of The Year Latin America.


Dirceu Maués (DF)
Data/Hora: 25/09 - 19h30
Local: SESC SCS 

Dirceu Maués, natural de Belém (PA), é fotógrafo desde 1991. Trabalhou como repórter fotográfico nos grandes jornais impressos de Belém durante 12 anos. Desde 2003, desenvolve trabalho autoral nas áreas da fotografia, cinema e vídeo, os quais têm como base pesquisas com a construção de câmeras artesanais e utilização de aparelhos precários. Em 2009, foi contemplado com uma bolsa de residência em arte na Künstlerhaus Bethanien/Berlim pelo programa Rumos Itaú Cultural. Seus trabalhos fazem parte das coleções Pirelli-Masp, FNAC, Videobrasil, MAC - PR (Museu de Arte Contemporânea - PR), MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), MEP (Museu do Estado do Pará) e Coleção Joaquim Paiva.


Ueslei Marcelino (DF)
Data/Hora: 26/09 - 19h30
Local: SESC Gama

Ueslei Marcelino nasceu em Brasília, em 02 de setembro, o dia em que os brasileiros comemoraram o Dia Nacional de Fotojornalistas. Estudou publicidade e propaganda e começou a trabalhar como freelancer para jornais locais em Brasília, cobrindo o noticiário nacional.  Foi fotógrafo da revista Istoé Gente. Ajudou a criar banco de imagens para o institucional do Senado Federal e Ministério da Pesca. Ingressou como correspondente na agência Reuters em 2010, cobrindo principalmente a política na capital, cultura e eventos esportivos em vários estados do país. 


Lançamento dos livros "Brasileiros Futebol Clube" de Ed Viggiani (SP) e "Vencedores" de Sérgio Dutti (DF)
Data/Hora: 11/10 - 19h30
Local: SESC SCS

Ed Viggiani nasceu em São Paulo em outubro de 1958. É fotógrafo documentarista e bacharel em Sociologia. Começou a fotografar em 1978, trabalhou na revista IstoÉ e nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Em 1991, fez a exposição individual  Matando o Tempo a Golpe de Luz, na Galeria da Fotoptica, que recebeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como a melhor exposição do ano. No mesmo ano, ganhou o prêmio The Mother Jones International Fund for Documentary Photography, em São Francisco, nos Estados Unidos, com o ensaio fotográfico, Irmãos de Fé, sobre a religiosidade popular no Brasil. Em 2009, inaugurou a exposição individual em São Paulo, Meu olho esquerdo, patrocinada pela Caixa Econômica Federal. Concebeu e fez a coordenação editorial do livro Brasil Bom de Bola. Também é autor do livro de fotografia, Brasileiros Futebol Clube, que foi currículo na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, ao longo de 2009. Em 2012 foi um dos vencedores do Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE com o trabalho Bom Retiro, bairro global.


Paulistano de nascimento e santista de coração. Sérgio Dutti, com 25 anos dedidados ao fotojornalismo, começou sua carreira profissional nos anos 80, em São Paulo, após abandonar o curso de Engenharia. De São Paulo, partiu para Recife (PE), onde colaborou com várias publicações do Grupo Abril. No final de 1994, foi transferido para a Sucursal da Revista Veja em Brasília, onde trabalhou até 1997 como fotógrafo especial. De Veja, transferiu-se para Revista Caras, onde assumiu a subeditoria no período de 1997 e 1998 . De Caras, seguiu rumo a Coordenação de Fotografia da Revista Época, onde atuou de 1998 a 2004. De 2004 a 2010 trabalhou como coordenador de fotografia do Jornal O Estado de São Paulo, sucursal de Brasília. Ainda em 2010, como fotógrafo independente, assumiu a coordenação da fotografia da campanha do governador eleito no Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Premiado em importantes concursos de fotografia, como Cristina Tavares, Vladimir Herzog, Nikon International Photo Contest por dois anos consecutivos e, em 2012, vencedor do Prêmio Abril de Fotojornalismo. Desde 2011, como fotógrafo independente, através da Dutti Imagens, desenvolve projetos especiais, como o livro Vencedores.