segunda-feira, 22 de julho de 2013

Mês da Fotografia 2013 abre com exposição do mestre Walter Firmo no CCBB

O Mês da Fotografia deste ano apresenta em um dos seus eventos paralelos a exposição do lendário fotógrafo brasileiro Walter Firmo. Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1937, Walter é conhecido por registrar o folclore, a cultura e personagens típicos do país, além de retratar célebres figuras da cultura local. Luz em corpo e alma é o tema da mostra que será realizada no CCBB Brasília e abre para o público nesta terça-feira, dia 23 de julho e vai até 18 de agosto. 

"A essência do meu trabalho é em cima do bruto, o bruto humano, em relação ao negro, ao branco, ao mestiço, ao que for. Tem uma pedra, uma fantasia, tem um céu azul, eu estou trabalhando sempre com esses elementos de contingências, que eles podem se harmonizar" - Walter Firmo

A ideia da exposição é apresentar um recorte afetivo da obra de Firmo, criando uma coleção de fotografias que contempla a história do fotógrafo que ganhou o mundo com o trabalho consagrado por premiações e, sobretudo, pelo público. 

Em sua trajetória de sucesso os retratos históricos em preto e branco de Pelé numa perna só evocando a figura mítica do saci, do músico Cartola relaxando em sua cadeira de balanço, Garrincha no vestiário após uma partida, entre tantas outras fotografias. Qualquer lista dos melhores fotógrafos brasileiros não pode deixar de incluir seu nome. Walter já trabalhou em todos os importantes órgãos de imprensa e é um dos mais premiados fotógrafos, nacional e internacionalmente. Recebeu o título de comendador das mãos de Lula e Gilberto Gil, tem diversos livros publicados e seu nome consta no verbete “fotografia” da Enciclopédia Britânica. Walter também se dedica à educação visual dando cursos e workshops Brasil afora. 

A exposição Luz em corpo e alma acompanha um documentário filmado e produzido por Egberto Nogueira. Sob o olhar de Copacabana, Lapa e outros locais do Rio de Janeiro e São Paulo, Firmo mostra seu viés poético e conceitual ao falar da infância e de sua criação no subúrbio de Irajá, entre outros momentos marcantes de sua vida e trajetória de 55 anos dedicação à fotografia e à arte de ensinar. 

Serviço:
De 23 de julho a 18 de agosto de 2013
Dia 9 de agosto: Visita guiada e bate-papo com o autor 19:30 h

Local: Vão Central CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil
Horário de visitação: 9h às 21h

Entrada franca
Classificação indicativa: livre