terça-feira, 16 de julho de 2013

O Mês na mídia - Exposição do fotógrafo Walter Firmo no CCBB

Do Jornal de Brasília / Clica Brasília e no site da RPCFB 
16/08/2013

Entre as novidades que marcam a 4ª edição do Mês da Fotografia – maior encontro do gênero no Centro-Oeste, que movimentará o DF com exposições fotográficas, oficinas, workshops, encontros com autores e ciclos de debates durante todo o mês de agosto – estará presente, pela primeira vez, no CCBB-Brasília, a exposição do conceituado fotógrafo carioca Walter Firmo. A Coleção Walter Firmo – Luz em Corpo e Alma é uma coletânea de 26 fotos colhidas da produção do fotógrafo, e ficará montada entre os dias 23 de julho e 18 de agosto em um espaço alternativo localizado no vão central do Centro Cultural Banco do Brasil.
Com curadoria do próprio autor e de Egberto Nogueira, diretor da paulista Imã Galeria, a exposição é um recorte afetivo na obra de Firmo, contemplando a história do fotógrafo que nasceu no Rio de Janeiro e ganhou o mundo com o trabalho consagrado por premiações e, sobretudo, pelo público. Brasília será a segunda parada da exposição, que foi montada antes em São Paulo, em 2012.
Entre os mais consagrados fotógrafos brasileiros, Firmo é reconhecido por seus registros em cores quentes e frias e por seus retratos em preto e branco – como o de Pelé numa perna só, evocando a figura mítica do Saci, e o de Tom Jobim empunhando uma flauta em sua casa na Gávea, no Rio de Janeiro –, por exemplo. Walter trabalhou nos mais importantes veículos da imprensa nacional e é um dos fotógrafos brasileiros mais premiados aqui e no exterior – além de já ter sido agraciado com o título de comendador pelas mãos do ex-presidente Lula e pelo ex-ministro da Cultura Gilberto Gil.
A exposição Walter Firmo – Luz em Corpo e Alma vem acompanhada de um documentário filmado e produzido por Egberto Nogueira. Ao passar por Copacabana, Lapa e outros locais do Rio de Janeiro e São Paulo, Firmo mostra seu viés poético e conceitual ao falar da infância e de sua criação no subúrbio de Irajá, entre outros momentos marcantes de sua vida e trajetória de 55 anos dedicados à fotografia e à arte de ensinar.
No dia 9 de agosto, Firmo fará uma visita guiada pela exposição, seguida por um bate papo com o público.
Leia matéria completa.