quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Desvendando a "magia da luz" com o fotógrafo Adriano Gonçalves

Um registro artístico, longe de ser somente mais uma fotografia. Esse é o resultado que Adriano Gonçalves busca para cada ensaio de noivos. Fugindo do convencional, utiliza uma linguagem autoral para descobrir a essência da imagem e transformar sonhos em poesias.




Adriano começou a fotografar em 2001 e, em 2006, encontrou na fotografia de moda a possibilidade de inovar no segmento social, e hoje é considerado pelos especialistas em serviços para casamento, um dos fotógrafos mais inovadores e criativos do Brasil. Seu reconhecimento como artista se deu como o primeiro fotógrafo de social a participar de uma bienal de Artes em Brasília. 

Nesta sexta-feira, 20/9, Adriano irá ministrar o workshop “A magia da luz – emoção e fotografia”, talvez o último em Brasília, já que ele pensa em dar uma pausa nos cursos. Uma oportunidade para troca de informações e a prática de iluminação e direção para ensaios de noivas e casais. Locação e teorias fotográficas também serão abordados durante o curso.

O workshop acontece dentro da programação do Mês da Fotografia 2013, no Teatro Silvio Barbato – Sesc Presidente Dutra (SCS), a partir das 19h30. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.

As inscrições podem ser feitas no site do evento no menu Workshops, ou no dia do evento, no local com 30 minutos de antecedência.





Perfil
Adriano cresceu numa família humilde. Com os irmãos, vendeu picolé, ajudou o pai na roça e trabalhou de gari. Morador da cidade de Ceilândia em Brasília prestou serviço militar, e no dia em que deu baixa, ingressou num emprego como auxiliar de laboratório fotográfico.

De auxiliar, passou a laboratorista, depois a auxiliar de fotógrafo e, enfim, fotógrafo. “Apesar de alguns momentos difíceis, vivi o melhor de cada degrau que a vida me ofereceu, procurando ser o melhor em todos”, garante Adriano.

Adriano cobre casamentos e ministra workshops. Recebe seus clientes em uma sala comercial no centro de Brasília, não possui estúdio e faz, em média, oito casamentos ao mês, em todo o Brasil. Seu estúdio mesmo é qualquer lugar que ofereça um belo pôr-do-sol.

Quanto ao seu estilo fotográfico, Adriano se define com modéstia um fotógrafo tradicional, que usa “a técnica mais arcaica da fotografia”.  “Cheguei a esse estilo priorizando o uso da luz e dosando a sombra”, garante. “Fotografo da mesma maneira que se fotografava há dez anos, com ISOs baixos, de 50 a 400, e flashes”, especifica.

Como alguém que construiu uma reputação no concorrido mercado da fotografia social, Adriano tem algo a dizer a quem está começando. E o conselho é ser persistente: “Estude luz e cores incansavelmente. Seja técnico. Busque o conhecimento sem parar. Não sejam fotógrafos cover. Não copiem. Filtrem o melhor de cada profissional e criem uma linguagem, que é muito mais importante que o equipamento”.

Serviço
Workshop "A magia da luz - emoção e fotografia", com Adriano Gonçalves
Data: 20/9/2013
Horário: 19h30 às 22h
Local: Teatro Silvio Barbato - Sesc Presidente Dutra - SCS Qd. 2 Ed. Presidente Dutra

** Indicação livre.
Para mais informações, enviar e-mail para expomes@gmail.com.

(Texto com trechos da entrevista publicada no site Photo Channel)

0 comentários:

Postar um comentário