domingo, 29 de setembro de 2013

Agenda da semana – 30/09 a 05/10


O nosso guia da semana tem como atração principal a palestra com o escritor Eduardo Bueno e seu irmão, o fotógrafo Fernando Bueno. Eles irão conversar com os presentes sobre o tema principal do Mês da Fotografia 2013, o futebol no imaginário popular brasileiro. O público interessado em fotografia também poderá participar de um workshop com o fotógrafo da National Geographic Brasil, Izan Petterle. Pela segunda vez no evento, Izan pretende falar sobre as técnicas, conceitos e estratégias que desenvolveu para fotografar seus trabalhos. Confira abaixo a programação. 


O futebol no imaginário popular brasileiro 
Fernando e Eduardo Bueno (RS)

Data/Hora: 03/10 às 19h30
Local: Teatro Silvio Barbato  - Sesc Presidente Dutra (SCS)

Eduardo Bueno é escritor, jornalista, editor e tradutor. Autor da coleção Terra Brasilis – sobre a história colonial do Brasil – tornou-se um dos maiores fenômenos editoriais do país. Nos últimos dez anos, escreveu 15 livros e editou mais de 200 títulos, de autores brasileiros e estrangeiros. Foi o idealizador, roteirista e apresentador da série “É muita história”, levada ao ar pelo programa “Fantástico”, da TV Globo. 

Fernando Bueno iniciou como fotógrafo em 1972 no Jornal Zero Hora, atuando em jornalismo fotográfico para o Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e O Globo. Desde 1978 é representado pelo The Image bank (hoje Getty Images) no qual é o fotógrafo brasileiro de maior sucesso. Sua carreira registra a conquista de importantes prêmios como a Menção Honrosa conferida por Nikon Internacional Contest em 75 e 76, trabalho fotográfico catalogado no Musée Français de La Photographie, em Paris, e 8º Bienal D’ Arte Internacional de Roma, Itália. Desde 2000 participa como colaborador das obras de seu irmão Eduardo Bueno.

Caminhos da Reportagem
Instrutor: Izan Petterle

Data: 05/10 - 15h
Local: SESC SCS
** Indicação: Livre

Neste encontro, o fotógrafo Izan Petterle falará sobre técnicas, conceitos e estratégias que desenvolveu para fotografar seus trabalhos. Entre os assuntos que serão abordados estão como criar narrativas fotográficas, o segredo para descobrir temas autênticos em qualquer lugar, como abordar estranhos e como capturar a essência de um lugar. 

Colaborador da National Geographic Brasil desde o lançamento da revista no país, em 2000, e fotógrafo desde 1975, Izan já recebeu dois prêmios Best Edit, concedido pela National Geographic dos Estados Unidos para o melhor ensaio fotográfico produzido para as edições internacionais.


Oficina de Fotografia Nosso Olhar 
Instrutor: Vânia Jucá 

Data: 30/9 a 04/10
Local: Escolas públicas em Ceilândia (Escola Classe 34) e Brazlândia (Colégio INCRA 08)
** Indicação livre.

Vânia Jucá é fotógrafa autônoma desde 1988 e idealizadora, juntamente com Elis Regina Nogueira, do Projeto Nosso Olhar – Fotografia para a Cidadania – que desde 1999 já trabalhou com mais de 350 crianças e adolescentes carentes. 

O projeto objetiva não somente oferecer o conhecimento e a formação técnica na área da fotografia, mas também contribuir para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes. Nas oficinas de fotografia, os alunos serão estimulados a ver com "novos olhos".

0 comentários:

Postar um comentário